domingo, 23 de agosto de 2009

Boca de Pedra: Como surge o tártaro?

Ele pode atrapalhar (e como pode) a saúde dos seus queridos dentinhos. Conheça o processo de formação de um inimigo natural da sua boca, o tártaro. :)

1: Quando a proteína e alguns elementos presentes na saliva se unem e se depositam sobre a superfície do dente começa a se formar a película adquirida, que fica na região de encontro do dente e da gengiva.


2: Com o tempo as bactérias ( que naturalmente povoam nossa boca ) começam a se juntar na película adquirida e se multiplicar formando a placa bacteriana que pode ser retirada com uma boa escovação.


3: Se em 12 horas a placa bacteriana não ser retirada, os ácidos das bactérias começam a desgastar o esmalte dos dentes. Um dos elementos desgastados é o folsfato que agora começa a se acumular no dente junto com cristais de cálcio e sais minerais.


4: Os minerais se acumulam tanto que nasce o tártaro. Não há como retira-lo com a escova, só mesmo com o dentista. Apesar de só não ser nocivo, ele irrita a gengiva e a deixa vulnerável a gengivite e outras doenças.
:)

Receita de ilha: Como surge uma ilha?


Existem vários tipos de ilha, cada uma com seu processo de formação. As ilhas vulcânicas se formam a partir do acúmulo de lava e as continentais do acúmulo de sedimentos ou do processo de erosão.
Há também as menos comuns como os atóis que se formam quando os recifes de corais se acumulam em rochas submersas. Esses são os tipos mais comuns que como você deve se lembrar são definidos na escola como: pedaços de terra cercados por água de todos os lados. A definição não é, exatamente, muito correta, pois nos continentes também existem pedaços de terra cercados por rios e lagos por todos os lados e não são considerados ilhas.
:)

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

1º Post!

Esse é o primeiro post do blog Planeta Bizzarro. A equipe Planeta Bizzarro se compromete a, sempre que puder, postar curiosidades interessantes!
Obrigado!








Equipe Planeta Bizzarro