1: Quando a proteína e alguns elementos presentes na saliva se unem e se depositam sobre a superfície do dente começa a se formar a película adquirida, que fica na região de encontro do dente e da gengiva.
2: Com o tempo as bactérias ( que naturalmente povoam nossa boca ) começam a se juntar na película adquirida e se multiplicar formando a placa bacteriana que pode ser retirada com uma boa escovação.
3: Se em 12 horas a placa bacteriana não ser retirada, os ácidos das bactérias começam a desgastar o esmalte dos dentes. Um dos elementos desgastados é o folsfato que agora começa a se acumular no dente junto com cristais de cálcio e sais minerais.
4: Os minerais se acumulam tanto que nasce o tártaro. Não há como retira-lo com a escova, só mesmo com o dentista. Apesar de só não ser nocivo, ele irrita a gengiva e a deixa vulnerável a gengivite e outras doenças.
:)
Daí a necessidade de se bochechar por 20min diários com óleo de girassol: as bactérias vão para o óleo que se torna leitoso; após o que lava-se a boca e escova-se normalmente com escova e pasta de dente.
ResponderExcluir(Não sendo necessário bochechar ativamente durante 20min: o importante é q o óleo de girassol permaneça na boca durante este tempo e de vez em quando se bocheche).