terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Turritopsis dohrnii: A água-viva imortal

>> Nunca pergunte a idade dela

Atenção! Um post bem mais completo está no CM (evolução do PB). Acesse aqui. 

Morrer de velhice é algo que a Turritopsis dohrnii (dá um trabalhão danado escrever este nome) nunca vai conhecer. Sim, meu caro amigo esta água-viva é imortal.

Descoberta no mar Mediterrâneo em 1883, a dita-cuja não é nenhum monstro dos mares. Quando já está crescida atinge o tamanho de uma unha (sempre os baixinhos são mais arretados). Embora já faça muito tempo que a espécie foi encontrada demorou um tempinho até que descobrissem sua curiosa habilidade. Seu dom fora do comum não havia sido descoberto até 1990.

Não que ela nunca morra, naturalmente. Esta água-viva é imune a morte por envelhecimento (como eu já disse), mas não está a salvo de ataques de predadores (tais como a Dermochelys coriacea, uma espécie de tartaruga). Ferimentos graves podem levá-la a morte, porém já é uma grande vantagem não morrer velhinho.

Se nada atrapalha a vida da coitada ela vai vivendo sem prazo algum de validade. O motivo da imortalidade? As células da espécie vão se renovando indefinidamente, como se retornassem à infância (você já ouviu falar de Benjamin Button?). E ainda quase mais interessante é o fato das células maravilhosas da sortuda aprenderem qualquer função de que o corpo precise.

Tudo não passa de uma verdadeira - e útil - mágica evolutiva.

As características da água-viva se assemelham muito com os dons de um peixe conhecido como rockfish. Este peixinho de nome científico Sebates aleutianus, habita o Pacífico. Outras duas espécies de tartaruga, a Emydoidea blandingii e a Chrysemys picta, ambas da América do Norte, também possuem uma espécie de imortalidade. Esse segundo grupo tem o que a ciência chama de "envelhecimento desprezível". Suas células ficam sempre jovens, por motivos desconhecidos.


"Ao invés da morte certa, transforma todas as suas células existentes em um estado mais jovem."
Maria Pia Miglietta, pesquisadora da Universidade do Estado da Pensilvânia, nos EUA sobre a Turritopsis dohrnii.

Sim, a imortalidade existe na natureza. Não é utopia, pena que não desfrutemos desta boquinha.

Fontes e links para saber mais:

P.S.: Agora o PB tem um comentarista. Ajude-o (e nos faça feliz) comentando também nas postagens. Adoramos ler seus recados. Obrigado - A Equipe.

:)


28 comentários:

  1. Oi pessoal! Eu sou o comentarista do PB (tédio).

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre achei que a Dercy era imortal.

    ResponderExcluir
  3. você e burro ou oque???

    ResponderExcluir
  4. Ela sempre será assassinada :O

    ResponderExcluir
  5. você e burro o que??? /2

    ResponderExcluir
  6. O Mr. PB. é burro?! Talvezz...
    P.S.: Espero que o comentário sobre a "Asneira" não seja p/ minha pessoa.....

    :D

    ResponderExcluir
  7. Eu fui procurar sobre essa água-viva só por curiosidade, e encontrei o blog de vcs! E simplesmente a-do-rei [eu sei separar as sílabas! =D]! Super criativo e informativo! Parabéns povo! =D

    ResponderExcluir
  8. Brigadim, Rebeca!

    P.S.: Eu ainda estou aprendendo a separar as sílabas, mas um dia chego à sua altura! =D

    ResponderExcluir
  9. Rebeca, se você sabe separar as silabas, separe as desta palavra, otorrinolaringologista.

    ResponderExcluir
  10. Coitadaa pra que judia da meninaa?kkkkkkk
    Xa eu ve se consigoo.
    OTO-RRI-NO-LA-RIN-GO-LO-GIS-TA
    PNEU-MO-UL-TRA-MI-CROS-CÓ-PI-CO-SSI-LI-CO-VUL-CA-NO-CO-NIÓ-TI-CO.:D

    ResponderExcluir
  11. Erro !!!
    O CERTO É O-TOR-RI-NOLA-RIN-GO-LO-GIS-TA. E
    PNEU-MO-UL-TRA-MI-CROS-CO-PI-COS-SI-LI-CO-VUL-CA-NO-CO-NIÓ-TI-CO.

    ResponderExcluir
  12. Tava vendo uma comunidade do orkut chamada: 96 coisas que você não sabia, daí tinha lá: "A água viva Turritopsis é biologicamente imortal".
    Fiquei curiosa e fui pesquisar, então achei seu blog.
    Adorei o post. :D
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. pooo
    eu tbm to nessa comunidade :]
    foi dai que eu vim procurar tambem
    :*

    ResponderExcluir
  14. Tbm fiquei curioso qnd vi nessa comu do orkut...caramba será q tem um jeito de usar em humanos.....vi um tratamento em ratos q eles davam um gato e as celulas dos ratos velhos voltavam a ser jovens e os ratinhos prologavam sua vida no melhor estilo benjamin button...o cientista disse q metodo poderia ser aplicado em humanos....quem sabe num futuro proximo nossa expectativa de vida va para uns 200 ou 250 anos....claro q gozaria desse tratamento seria só as pessoas com melhor condição finaceira....mas eu acho q ia da merda prolonga a vida dos humanos

    ResponderExcluir
  15. mto interessante.. =)
    queria me aprofundar mais no assunto!!!

    e só pra frizar.. o felipe tbm errou a separaçao das silabas do otorrino.. =)

    estudem crianças..

    parabens pelo blog.. ta massa

    ResponderExcluir
  16. Super interessante' esse blog é massa!'

    ResponderExcluir
  17. o-tor-ri-no-la-rin-go-lo-gis-ta ?????????????

    ResponderExcluir
  18. Aff deve ser legal ser imortal! Mas depois de um tempo deve ser chato todos devemos morrer um diaa pra poder descansar em paz! Mas muito bom o texto!

    ResponderExcluir
  19. Gent estava la no orkut e vi uma comunidade vi essa agua viva e procurei achei esse Blog Achei muito interessante o seres humanos podiam achar um maneira de colocar essa celula em mim ! =D seria imortal se bem que no inferno eu vo se tbm !

    ResponderExcluir
  20. Bizarro queria ser imortal também mais de todas as formas !

    ResponderExcluir
  21. Prolongar a vida dos humanos ia da merda pq o planeta já ta ficando super populoso se prolongar a vida vai ficar mais ainda trasendo consequencias como fome, miséria e desemprego total pq os velhos trabalhariam no lugares dos jovens pois suas forças sempre renovariam e a experiencia deles são maiores mais por outro lado o planeta avançaria cientificamente

    ResponderExcluir
  22. Ótimo post!
    E há, de forma mais hilária (porém teoricamente possível), outra maneira de ser imortal, através do suicídio quântico, segundo Sheldon Cooper explicou a Leonard num dia depressivo:

    http://gatosepapos.blogspot.com/2011/04/imortalidade-quantica-sheldon-cooper.html

    Abraço!

    ResponderExcluir
  23. nossa nem deve ser chato nunca ficar sem morrer ser agua viva é muito chato só nada de um lado pro outro todo dia já pensou fazer isso eternamente!!!

    ResponderExcluir
  24. Oi, quer ser meu parceiro no blog
    é esse aqui
    blogdaannandahannah.blogspot.com

    ResponderExcluir

Comente essa bizzarrice!