segunda-feira, 22 de março de 2010

Liquido respirável?


Olá povo, sou eu aqui novamente para apresentar a vocês mais uma curiosidade que e o liquido respirável. Mas ai vocês me perguntam, como assim liquido respirável?
Isso mesmo, liquido respirável, também conhecido cientificamente como perfluorcarbono, este liquido é apresentado no livro de Dan Brown, O Símbolo Perdido, onde Robert Langdon, o principal personagem do livro, fica submerso neste liquido, dentro de um tanque fechado, por várias horas. Quando retiram ele deste liquido ele aparentemente esta morto, mas na verdade descobrem que ele ainda esta vivo (nao irei contar o resto, se quiserem saber leiam o livro ;D).
E parece coisa de outro mundo, mas isto é realidade, o perfluorcarbono foi desenvolvido na década de 60, este liquido é muito usado em hospitais, mas tem um pequeno problema, que é a saída de gás carbonico, vocês devem saber que respirar nao e somente receber o oxigenio, também é eliminar gás carbonico, e quando se está mergulhado em um tanque, eliminar o gás carbonico se torna difícil, mas mesmo assim isto é incrível e curioso, mais um grande avanço da tecnologia que daqui alguns tempos esta em hospitais de todo o mundo.

Se quiserem uma pesquisa mais aprofundada no assunto, procurem na rede sobre perfluorcarbono ou ventilação liquida.

Fonte: Google.


3 comentários:

Comente essa bizzarrice!