quinta-feira, 1 de abril de 2010

Primeiro de Abril! Te Peguei!


E aí, já contou alguma mentira? Se ainda não mentiu, se apresse, porque o Dia da Mentira está acabando. Minta, minta e minta. Pode ser pro seu primo, pro seu vizinho, pro padeiro ou até mesmo pro seu cachorro. Apenas minta! :D

Eu sempre vi por aí textos falando sobre a origem do dia preferido do Bob Esponja, o Dia da Mentira. Mas até hoje não sei como essa data tão legal surgiu. Então, decidi postar. Por sorte eu tinha uma Revista Recreio que falava sobre o assunto (Que é? Revista Recreio é educativa!). Então, saiba agora como esta data surgiu.

Todos adoram fazer brincadeiras no Dia da Mentira. Esta data é lembrada em vários países do mundo. Também é conhecida como Dia dos Tolos.

Não se sabe exatamente como é que surgiu esta tradição. A possivelmente história mais famosa é da França. Conta-se que no final do século 16 os franceses celebravam o Ano-Novo no dia 25 de março e a festa durava até primeiro de abril.

Em 1528, o papa mudou o calendário e determinou que o Ano-Novo seria comemorado no dia primeiro de janeiro. Mas muitas pessoas continuaram comemorando em abril. Foi dessa maneira que ganharam o apelido de "tolos de abril". Havia até uns sacanas que mandavam convites para festas de mentira. O resto você sabe: O costume se espalhou e está até hoje entre nós.

No Brasil tudo começou com "A Mentira". Retirei - ou seja, copiei - este trecho da Wikipédia (caros leitores, ela está aí pra isso :D):

No Brasil, o 1º de abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou "A Mentira", um periódico de vida efêmera, lançado em 1º de abril de 1848, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. "A Mentira" saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.

Só para finalizar, não faça brincadeiras que deixem os outros tristes. Coitadinhos. Foi a Recreio que disse isso, não eu. Brincadeira! Magoe todos os tolos!!!

Fontes:
Revista Recreio - Edição 472 - 26/3/2009 - Páginas 24 - 25
Wikipédia (copiei aquele trecho de cima, me perdoem...)

:D

Um comentário:

Comente essa bizzarrice!