segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Essa eu não engulo!

>> Prato feito

O arroz contém carboidratos, minerais e vitaminas essenciais ao organismo. Mas não é só isso não: a sua casca é feita de silício - que para quem não sabe é o mesmo material que usamos na produção de chips - com o qual é possível produzir cimento e da mais alta qualidade.

A tecnologia que veio do arroz já está pronta e patenteada. Foi desenvolvida por pesquisadores da Universidade de São Paulo, em são Carlos, que resolveram vários problemas de uma tacada só. A casca do arroz era um resíduo agrícola poluente e agora com a descoberta - nem tão nova assim - se transformará em matéria prima útil e barata.

Outra vantagem: o silício é extraido do solo e esses depósitos estão cada vez mais escassos com o tempo. Esse depósito que vem do arroz e renovável - daqui para frente será como se o cimento fosse plantado e colhido numa safra. E que safra! O Brasil produz mais de 10 milhões de toneladas de arroz e 2 milhões de casca o que dá para produzir cerca de 400 000 toneladas de sílica -mais do que suficiente para abastecer as fábricas brasileiras de cimento!

:)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa bizzarrice!