quinta-feira, 22 de outubro de 2009

História deliciosa





Pizza, batata frita, sorvete, cachorro-quente, hambúrguer e chiclete todo mundo conhece, certo? Mas e a história destas delícias tão famosas, você conhece? Descubra como surgiram algumas das delícias mais deliciosas do mundo!!!


La mia pizza!



 Não vem de hoje a tentação por um pedaço de pizza. Os antigos gregos faziam uma mistureba de pão coberto com óleo e cebola, mas a verdadeira pizza só ficou com o look que conhecemos - e adoramos - a partir do século XVI quando os italianos juntaram um pedaço redondo de pão com queijo e tomate (levado da América por viajantes).
Uma das pizzas mais tradicionais que existem, a margherita tem seu nome em homenagem a uma rainha italiana e suas cores de acordo com a bandeira da Itália. Mamma mia!



Disputa crocante

Batata frita é tão saborosa que franceses, belgas, alemães e ingleses dizem que a descobriram. Apesar dessa disputa crocante em que cada um defende seu lado, todos chegam a um acordo: a receita é maravilhosa. Não se sabe quem realmente descobriu a receita, mas uma das histórias mais famosas diz que um faramacêutico francês do século XVIII foi o inventor da receita. Ele adorava batatas e numa tentativa de as esperimentar fritas criou uma delícia e, então, a receita se espalhou pelo mundo.



Novidade fria


Acredite, o sorvete foi criado na China há mais de três mil anos, antes mesmo da própria geladeira! Sua receita maravilhosa abordava mel, suco de frutas e... neve! O único problema era que neve, mesmo, só no inverno e bem, o sorvete não é a sensação desta estação. E agora quem poderá nos ajudar? O italiano Marco Pólo, que quando voltou de uma viagem à China no século 13, levou a receita para a Europa. No Brasil, a primeira sorveteria surgiu em 1834, quando um navio carregado de de gelo chegou ao Rio de Janeiro.





Almas gêmeas

Salsicha combina apenas com uma coisa: pão, é claro! O casamenteiro que uniu esta dupla foi um estadunidense em 1904 durante uma feira. Naquele tempo, a salsicha era vendida separada e um vendedor teve a brilhante - e deliciosa - ideia de colocar o alimento dentro de um pão para os clientes não se queimarem. A ideia pegou! O lanche ficou conhecido como hot dog (cachorro quente), pois lembrava um cão basset.




Integrante novo

No século XVII, povos da Rússia misturavam carne moída crua e temperos. Forma os alemães da cidade de Hamburgo que quando conheceram, a grelharam e a batizaram de hambúrguer. Nos EUA, integraram o novo colega com pão, queijo, alface e muitas outras coisas.



Mania grudenta

Os espanhois levaram para a Europa a goma de uma planta chamada chicle, que os americanos mascavam e a mania se espalhou. Então em 1872, Thomas Adams criou o chiclete com sabor, misturando à goma com uma substância doce.

                                     

:)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa bizzarrice!