Ocorrendo nas regiões polares do nosso planeta, as auroras boreais e austrais são fenômenos visuais maravilhosos. Conheça um pouco mais sobre esta incrível ilusão de óptica que ocorre no hemisfério norte.
A aurora boreal ocorre devido ao contato dos ventos solares com o campo magnético da Terra. O resultado é um enorme show de luzes que podem ser de diversas cores, como por exemplo, vermelho, azul, verde, laranja e amarelo ou uma mistura de todas elas. Para conseguir visualizar a aurora boreal é preciso sair no período noturno ou no fim da tarde sem ajuda de nenhum equipamento, ou seja, você pode conferir o show a olho nu.
Esses fenômenos ocorrem, principalmente, entre os meses de fevereiro, março, abril, setembro e outubro. Quando são vistos no pólo norte se chamam aurora boreal e no pólo sul, aurora astral.
A aurora boreal pode ter vários formatos, entre eles estão o de pontos luminosos e o de faixas horizontais ou circulares. Mesmo tendo formatos diferentes, as luzes do norte sempre estarão alinhadas para o campo magnético do nosso planeta.
É durante as tempestades solares que as auroras boreais são mais comuns, porém se no hemisfério norte o resultado disso tudo são lindas luzes, no hemisfério sul o resultado é uma falha em vários meios de comunicação e sistemas eletrônicos diversos.
Você sabia que...
... O nome aurora boreal foi dado por Galileu Galilei? Foi uma homenagem à deusa romana do amanhecer, Aurora e ao seu filho, deus grego dos ventos, Boreas.
... Além da Terra outros planetas são agraciados com a aurora boreal? O fenômeno também ocorre em planetas como Júpiter, Saturno e Marte.
:)
Estas fotos são verdadeiras??
ResponderExcluirMuito lindo, depois de ver isso eu quero ver quem tem coragem de dizer que não existe uma força maior que nos rege!