segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Aurora Boreal: Um verdadeiro show de luzes



Ocorrendo nas regiões polares do nosso planeta, as auroras boreais e austrais são fenômenos visuais maravilhosos. Conheça um pouco mais sobre esta incrível ilusão de óptica que ocorre no hemisfério norte.




               


A aurora boreal ocorre devido ao contato dos ventos solares com o campo magnético da Terra. O resultado é um enorme show de luzes que podem ser de diversas cores, como por exemplo, vermelho, azul, verde, laranja e amarelo ou uma  mistura de todas elas. Para conseguir visualizar a aurora boreal é preciso sair no período noturno ou no fim da tarde sem ajuda de nenhum equipamento, ou seja, você pode conferir o show a olho nu.

Esses fenômenos ocorrem, principalmente, entre os meses de fevereiro, março, abril, setembro e outubro. Quando são vistos no pólo norte se chamam aurora boreal e no pólo sul, aurora astral.

A aurora boreal pode ter vários formatos, entre eles estão o de pontos luminosos e o de faixas horizontais ou circulares. Mesmo tendo formatos diferentes, as luzes do norte sempre estarão alinhadas para o campo magnético do nosso planeta.

É durante as tempestades solares que as auroras boreais são mais comuns, porém se no hemisfério norte o resultado disso tudo são lindas luzes, no hemisfério sul o resultado é uma falha em vários meios de comunicação e sistemas eletrônicos diversos.

Você sabia que...

... O nome aurora boreal foi dado por Galileu Galilei? Foi uma homenagem à deusa romana do amanhecer, Aurora e ao seu filho, deus grego dos ventos, Boreas.

... Além da Terra outros planetas são agraciados com a aurora boreal? O fenômeno também ocorre em planetas como Júpiter, Saturno e Marte.







:)

Um comentário:

  1. Estas fotos são verdadeiras??
    Muito lindo, depois de ver isso eu quero ver quem tem coragem de dizer que não existe uma força maior que nos rege!

    ResponderExcluir

Comente essa bizzarrice!