segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Animal do dia: Tubarão Martelo


O tubarão-martelo (Sphyrna spp.) é um gênero de tubarão, característico pelas projeções existentes em ambos os lados da cabeça, onde se localizam os olhos e as narinas.
O tubarão-martelo é um predador agressivo que consome peixes, cefalópodes, raias e outros tubarões. Ocorre em áreas temperadas e quentes de todos os oceanos em zonas de plataforma continental. São animais gregários que se deslocam em cardumes que podem atingir 100 exemplares.
O formato hidrodinâmico lhe proporciona uma maior velocidade na hora de girar a cabeça. E também porta um maior numero de ampolas de Lorenzini, que tem a função de detectar campos magnéticos tão minúsculos quanto o batimento cardíaco de pequenos peixes.


o_O

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Animal do dia: Leão Branco


O leão branco constitui uma rara mutação de cor do leão-sul-africano (Panthera leo krugeri), devida a uma particularidade genética chamada leucismo. Não constitui uma subespécie. Distingue-se dos outros apenas pela sua pelagem muito clara, quase branca, causada por anomalias em seus genes. Os seus olhos são dourados ou azuis.
Esta característica não acarreta problemas fisiológicos – ao contrário do albinismo, o leucismo não confere maior sensibilidade ao sol. No entanto constitui uma desvantagem, pois reduz a sua capacidade de camuflagem na caça às suas presas.


Os leões brancos eram considerados uma lenda até serem encontrados por um caçador na África do Sul.


:)

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Nós e os livros


Uma pesquisa encomendada por oito entidades ligadas ao mercado de livros mostra que o brasileiro gasta apenas 0,05% de seu orçamento com livros não didáticos. Se considerados os didáticos, revistas e jornais, dicionários, apostilas, livros técnicos e religiosos, o total vai para 0,5%.
A tabelinha abaixo mostra a leitura média per capita ao ano em alguns países.
BRASIL - 4,7 livros
ESPANHA - 5 livros
ARGENTINA - 5,8 livros
FRANÇA - + de 7 livros
:(

Animal do dia: ariranha

A ariranha, lontra-gigante (do inglês Giant Otter) ou lobo-do-rio (Pteronura brasiliensis), é um mamífero mustelídeo, característico do Pantanal e da bacia do Rio Amazonas.

A ariranha é a maior espécie da sub-família Lutrinae (as lontras) e pode chegar a medir cerca de 180 centímetros de comprimento, dos quais 65 compõem a cauda. Os machos são geralmente mais pesados que as fêmeas e pesam até 26 kg. A ariranha têm olhos relativamente grandes, orelhas pequenas e arredondadas, patas curtas e espessas e cauda comprida e achatada. Os dedos das patas estão unidos por membranas interdigitais que facilitam a natação. A pelagem é espessa, com textura aveludada e cor escura, excepto na zona da garganta onde apresentam uma mancha branca.

:)

terça-feira, 15 de setembro de 2009

ZOOM: Alemão faz 12 navios de papel de 5,5 milímetros e bate recorde


>> Um barco que realmente cabe no seu bolso

O alemão Peter Köppen, de 61 anos, mostra um de seus 12 navios de papel, que medem apenas 5,5 milímetros. Köppen estabeleceu um novo recorde mundial ao dobrar os 12 micronavios em 22 minutos e 5 segundos, no dia 21/o6/o9, durante a 15ª edição do ‘Impossibility Challenger’, em Dachau, na Alemanha.

Recorde!
Köppen dobrou 12 micronavios em 22 minutos e 5 segundos.Marca foi alcançada durante evento em Dachau, na Alemanha.

:)

Achataram o carro!

Não se engane, o carro das imagens não ficou embaixo de um rolo compressor. Seu nome é Flatmobile ( flat em inglês quer dizer achatado e mobile, na mesma língua, significa móvel ). O automóvel foi projetado pelo inglês Perry Watkins e foi considerado pelo Guiness Book o carro mais baixo do mundo com 46 centímetros!

Seu modelo foi inspirado no carro do heroi Batman, o batmovel. Além da
''baixa estatura'', o Flatmobile possui, na traseira, um lança chamas.
Apesar de parecer um carro de brinquedo, as regras sobre o automóvel são rígidas. Para dirigir a criação de Perry Watkins é necessário possuir carteira de motorista.

Apesar de parecer um carro de brinquedo, o Flatmobile é legalizado e para dirigir esse ''baixinho'' é necessário carteira de motorista. Olha a multa!
:)

Harry Potter inspira Microsoft

O mundo mágico de Harry Potter inspirou a Microsoft. A empresa colocou em teste o Whereabouts Clock, ou Relógio dos Paradeiros, aquele que a família de Rony possui que mostra onde está cada integrante da casa. O aparelho tem o tamanho de um porta-retratos.
Ele realmente parece um relógio e é dividido em três categorias: em casa, na escola e no trabalho.

Cada ponteiro tem a cara de uma pessoa e funciona da seguinte maneira: os integrantes da família colocam um software nos celulares. Depois, são marcadas as posições para o mapa (em casa, no trabalho, na escola). Toda vez que a pessoa estiver em um dos locais marcados, aparece a carinha no relógio na localização correspondente. Se ela não estiver em nenhum dos lugares possíveis, a carinha fica no centro do relógio.

Os cientistas explicaram que esse relógio evitaria as milhares de ligações feitas entre os familiares, para avisar que estão no trânsito ou que vão se atrasar. O aparelho já foi testado em cinco casas na Inglaterra. De acordo com os pesquisadores, o relógio foi inspirado parcialmente no relógio do Harry Potter. Por enquanto, o Whereabouts Clock é só um protótipo, ainda não vai ser comercializado.
:)

Animal do dia: Musaranho

O musaranho mede apenas 10 centímetros e, por causa do metabolismo acelerado, come sem parar: algumas horas sem comida representam a morte. Venenoso, briga com todo mundo, e é o bicho mais parecido com os primeiros mamíferos que habitaram a Terra.

Curiosidades:

- O musaranho come mais que um elefante;
- O metabolismo do musaranho é muito rápido como o de um beija-flor;
- O bichinho envenena suas vítimas;
- Ele se assemelha com os primeiros mamíferos da Terra;
- O musaranho desafia as leis da física, isso, pois pode andar sobre a água! Ele consegue conservar ar debaixo de suas patas e assim atravessar rapidamente um lago!

Saiba mais na revista Superinteressante.

:)

domingo, 13 de setembro de 2009

Henry, o hexapus

>> Mamãe só tenho seis mãos...

Polvos são moluscos marinhos que apresentam oito valiosos tentáculos. Considerados os invertebrados mais inteligentes, são capazes de despistar qualquer um com sua camuflagem e uma espácie de tinta que atrapalha a visão dos predadores. São sensíveis a luz e bem tímidos, odeiam aparecer.

Recentemente, pesquisadores que observavam os polvos de um aquário inglês, notaram que um dos animais capturado no Norte do País de Gales, tinha ''apenas'' seis tentáculos. O animal passou a ser chamado de Henry e é o único da espécie já encontrado.

Os cientistas acreditam que Henry tinha nascido com dois tentáculos a menos devido a alguma má formação genética.


:)

sábado, 12 de setembro de 2009

Animal do dia: Macaco Narigudo

O macaco narigudo é um animal endêmico de Bornéu. A espécie recebe esse nome devido ao fato do amcho possuir um nariz longo e flexível que também é usado na época do acasalamento para emitir sons e atrair fêmeas.

:)

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

No topo do mundo

Conheça os prédios mais altos do planeta.
A lista dos cinco edifícios mais altos do mundo está com o Taipei 101 (509 metros) em primeirissímo lugar, em segundo vem as gêmeas, Torres Petronas com 452 metros. Em seguida a Torre Sears (442 metros), em quarto lugar está a torre Jin Mao (420,5 metros) e em último lugar o Two International Finance com 415 metros.
Os gigantes do Oriente
Construído em Taiwan, 2004, o Taipei 101 é o edifício mais alto do mundo: tem 509 metros e 101 andares. Seus elevadores, que têm cabines pressurizadas, são os mais velozes do planeta e obtém a velocidade de 60 quilômetros por hora, o que quer dizer que ele faz o trajeto de 330 metros até o oitagésimo nono andar (onde está o observatório) em 43 segundos!
Na Malásia estão as Torres Petronas 1 e 2, construídas na cidade de Kuala Lumpur, em 1998. Com 452 metros e 88 andares, são as torres gêmeas mais altas do mundo.
Quase lá
A Torre Sears, em Chicago, nos EUA, tem 110 andares e 442 metros. Foi o prédio mais alto do mundo entre 1974 e 1998 e atualmente está em terceiro lugar. O quarto lugar da lista é a torre Jin Mao, inaugurada em 1998, Xangai,o edifício mais alto da China. O Two International Finance Centre na também chinesa, Hong Kong, completa a lista dos cinco maiores, com 90 andares e 415 metros, construído em 2003.
Cidade dos arranha-céus
Nova Iorque teve, por várias décadas, o prédio mais alto do mundo, o Empire State Building, construído em 1931, com 381 metros e 102 andares, que só foi superado em 1973 pelas torres do
World Trader Center, que tinham 417 e 415 metros. Com a queda das torres no ataque terrorista de 2001, o Empire State voltou a ser o prédio mais alto da cidade e deve manter este título pelo menos até 2012, quando deve ficar pronta a Torre da Liberdade, que está sendo construída no lugar onde ficavam os prédios do WTC. Ela deve ter 541 metros, tornando-se assim, o edifício mais alto do mundo.
Campeão brasileiro
Ao contrário do que muita gente pensa, o maior edifício do Brasil não é o Edifício Itália, em SP, mas outro representante paulistano, o Palácio Zarzur Kogan, ou Mirante do Vale, que tem 170 metros de altura, dois a mais que o concorrente. Construído em 1960, o Mirante é um prédio comercial do Vale Anhangabaú, no centro da capital paulista.
:)

Menina Chinesa de 1 ano está “Grávida”


Nossa, essa é incrivel, nunca esperava ver isso, essa vale a pena ler:
A pequena Kang Mengru foi abandonada ao nascer e adotada por um casal sem filhos, em Luohe City, na província central chinesa de Henan. Em poucos meses, a barriga da garotinha começou a inchar e os vizinhos supersticiosos começaram a chamar a menina de “monstro” e insinuar que ela estava grávida. Mais tarde, exames médicos revelaram que Kang realmente carregava um feto dentro da sua barriga, mas tratava-se de uma irmã parasita, que desenvolveu-se dentro dela. Para agravar a situação, um médico que atendeu a garotinha explicou ao jornal Daily Mail que sua vida está em perigo: “Ela vai morrer, a menos que seja submetida a uma cirurgia, imediatamente”.
Infelizmente, como sua família não pode pagar a cirurgia e depende de doações, a vida da pequena Kang realmente está em risco.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Animal do dia: Baiacu

O baiacu é um peixe muito interessante.
Ao se sentir ameaçado infla todo o seu corpo como uma bexiga. Quando ele aumenta de tamanho, não há predador que tenha coragem de abocanhar o peixinho que agora estará coberto de espinhos.
Ele é nativo da América do Sul, onde pode ser encontrado até mesmo no Brasil.
Existem vários tipos de baiacu alguns são mais conhecidos, como o baiacu-de-chifre e o baiacu-cofre.
O_O

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Corrida dos patos

>> Quac!
A Corrida dos Patos é uma corrida anual que tem como objetivo arrecadar dinheiro para uma instituição de caridade. Neste ano a corrida foi realizada ontem, dia 06 de setembro no Rio Tâmisa em Londres.
Foram jogados mais de 200 mil patinhos de borracha no rio. Eles percorreram toda a extensão de um dos maiores rios da Europa e quem atravessou à canoa o Tâmisa quase se perdeu!
Esse ano o dinheiro arrecadado na capital inglesa vai para uma instituição de prevenção a crueldade infantil.

:)

Animal do dia: Tigre da Tasmânia

>> Parabéns humanos! Mais uma extinção!

O Tigre da Tasmânia foi um animaol muito curioso. Ele viveu na Tasmânia, era carnívoro e excelente caçador. Sua cabeça era de raposa, o corpo de um lobo e possuia listras de tigre. Seu tamanho era comparado ao de um ''cachorro grande'' e além de tudo isso, ele era um marsupial.

Hoje, dia 7 de setembro, faz 73 anos que ele foi extinto. O Tigre da Tasmânia foi considerado oficialmente extinto quando o último espécime morreu em 7 de setembro de 1936, no zoológico de Hobart, Tasmânia. Entre o principal motivo de sua extinção está o ser humano devido ao fato do animal ser conhecido como ''caçador de ovelhas e gado''.

+_+

domingo, 6 de setembro de 2009

Quer coisas que você realmente gosta no blog?

Olá terráqueos neófitos do Planeta Bizzarro!
Tivemos uma idéia aqui que, todo os dias iremos postar 3 posts, sobre 3 coisas que 3 pessoas que seguem o blog gostem. Iremos olhar o perfil do sorteado, os blogs que segue e as coisas que gosta. Então sigam o blog e tenham coisas interessantes, bizarras, curiosas e de seu gosto!

Quer saber quando vai bater as botas?


>>Veja pelo lado bom, assim você já pode marcar o dia do seu enterro
Se você já tentou saber quando seria o tão difícil dia de ir desta para a melhor - ou pior, depende do freguês - saiba que agora isso pode ficar bem mais fácil ou aterrorizante.

Pesquisadores da Universidade de Carnegie Mellon criaram um site para calcular o dia em que você vai deixar a Terra com base em algumas perguntas que você responde. Eles usam dados fornecidos por você e se baseiam em fatores como sexo, idade e localização geográfica para fazer a medição.

Como as informações que formam a base de pesquisa do site foram fornecidas pelos Estados Unidos e Europa, a galera aqui de baixo do Equador ainda não pode brincar de prever a morte. Mas fica a dica. vai que alguém fica com vontade de replicar a ferramenta.

+_+

Vida de inseto

>> Bee Movie
A revista Superinteressante mostra dados curiosos sobre esses bichinhos
Da redação Revista Superinteressante - 09/2007
QUANTAS ESPÉCIES DE INSETOS EXISTEM?
Entre 5 milhões e 30 milhões.
QUANTAS SÃO CATALOGADAS?
Cerca de 1 milhão.
QUANTOS EXEMPLARES DE INSETOS EXISTEM NO MUNDO?
Cerca de 10 quintilhões.
QUAL DELES VOA MAIS RÁPIDO?
O gafanhoto-do-deserto, que atinge 33 km/h.
QUAL VIVE MAIS?
Uma rainha das formigas-pretas-de-jardim chegou a viver 28 anos e 8 meses em cativeiro.
QUAL É O MAIS SABOROSO?
Depende do gosto do freguês. Os mexicanos gostam de grilos, enquanto os paulistas do vale do Paraíba preferem saúva com farinha.
0_0



Arborescultura


>> Árvores artistícas

P.G.

Arborescultura é uma técnica muito curiosa e interessante de arte. Nessa técnica se utilizam árvores ainda vivas, ou seja, além de ser uma arte ecológica ela é viva.

A técnica transforma as árvores em esculturas muito interessantes, do processo de criação ecológico saem os mais diversos tipos de coisas, desde esculturas até bancos e casebres. Uma das importâncias da atividade artística é que ela evita a derrubada de árvores, pois nessa técnica vemos que não é preciso arrancar uma árvore para construir um banquinho ou outra coisa do tipo.

Entretanto, para ser um bom arborescultor é necessário duas coisas muito raras e valiosas: tempo e paciência.

Nesse banquinho feito através da arborescultura não foi preciso nem derrubar a árvore, apenas tempo e paciência e o resultado ficou ótimo!

:)