quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Plantas Carnívoras


Logo que ouvimos a expressão "planta carnívora" nos passa pela cabeça aquela florzinha monstruosa que quer comer tudo que pode. Pois saiba que essa ideia está totalmente errada. Conheça as plantas carnívoras e descubra que elas são bem mais interessantes do que imaginamos.


As plantas carnívoras são plantas capazes de capturar animais e, através de enzimas digestivas, retirarem do pobre coitado compostos nitrogenados para seu aproveitamento (egoísta, não acha?).


Está certo que os hábitos alimentares delas são um pouco esquisitos, mas não as julgue assim, tudo isso tem um motivo. As plantas carnívoras habitam solos encharcados e pobres, com pouca disponibilidade de nitratos o que as fazem ter que procurar mais nitrogênio para continuarem a viver e sabe onde elas encontram isso? Sim, nos animais.

Elas se nutrem do nitrogênio contido nas proteínas dos animais. Isso explica muita coisa, não é? Apenas esperam o bichinho bobo chegar lá e os devoram. Nada demais, exceto para o animalzinho que virou jantar.


Foto: Drosera montana, planta carnívora comum nos cerrados brasileiros.

As plantas carnívoras são nativas da faixa tropical, ocorrendo no Sudeste Asiático, América e Austrália, umas poucas no sul da Europa e África, muito embora existam gêneros ou famílias inteiras adaptados ao clima temperado.

Foto: Espécime de Nepenthes sibuyanensis.

Existem quatro famílias principais de plantas carnívoras: Sarraceniaceae, Nepenthaceae, Droseraceae e Lentibulariaceae. Elas são extremamente distintas entre si com respeito às estruturas reprodutivas, o que indica que elas podem ter evoluído paralelamente. Entretanto, algumas estratégias de captura são semelhantes.

Foto: Exemplar da família Sarraceniaceae.


Mãe! Eu quero uma!
Aprenda a cuidar de uma planta carnívora.

1) O solo dela deve ser pobre em nutrientes.

2) Elas gostam de muita água, mas isso não quer dizer que você deva afogá-las. Regue todos os dias ou deixe um pratinho com água embaixo do vasinho da planta.

3) Nunca jogue bichos mortos para a sua planta (você não acha que ela é lixeiro, acha?). O ideal é deixar a planta capturar a presa sozinha. Caso não consiga você pode dar uma ajudinha, mas sem exageros.

4) Nunca brinque com as armadilhas das plantas (moleque tira o dedo daí!). elas podem morrer se fecharem muitas vezes sem nada pra digerir.

5) Elas adoram sol, mas você deve ir levando-as para a luz solar aos poucos. Conforme ela ir adquirindo força. Ah, elas não suportam sol muito forte.

Agora que você conheceu as plantas carnívoras, nada melhor que observar alguns espécimes em ação. Espero que gostem do vídeo!



Para saber mais:
Wikipédia - Informações chatas sobre famílias e tal que podem te interessar.
Barbacena Online - Aprenda como realmente se cuida de uma planta carnívora.

Fontes: Wikipédia (que foi? Ela está aí para isso!); - Barbacena Online; - Youtube.
 
:)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa bizzarrice!