sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Bacon e ovos tornam os bebês mais inteligentes

Cientistas da Universidade da Carolina do Norte descobriram um micronutriente, a colina, que auxilia no desenvolvimento de partes do cérebro do bebê ligados à memória e ao reconhecimento, enquanto eles ainda estão na barriga das mães. O estudo, feito em ratos, comprovou que havia diferenças genéticas no cérebro daqueles que que receberam grande quantidade deste nutriente. Outros alimentos, que contém essa substância, também deixam os bebês mais inteligentes como o leite, nozes, fígado e frango.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Caminhando sobre aviões - parece divertido


"Viver é negócio muito perigoso", já dizia Guimarães Rosa. Fica mais se, nas horas vagas, o vivente andar sobre aviões em pleno voo. Estou falando do Wing Walking, o esporte que você vai conhecer neste post. Está achando os praticantes desse passatempo doidões? Bem, eles amam o que fazem e, como também dizia Guimarães Rosa: "Qualquer amor já é um pouquinho de saúde, um descanso na loucura."

Emoções Fortes
Conheça o Wing Walking

Mortos a cada mil: 5
Praticantes: 200
O que é: mover-se sobre as asas de um avião em pleno voo. Existem variações que incluem plantar bananeira, pendurar-se pelos dentes, passar a outro avião (ou carro, barco, trem) e - é claro, já ia me esquecendo - saltos em que se abre o paraquedas no último instante possível. Coisinhas simples.
Por que é perigoso: o esporte sempre vira suicídio após o praticante desrespeitar a primeira lei do wing walking: "Nunca largue do que você está segurando até estar segurando em outra coisa".

Enquanto não temos a chance de praticar o wing walking, veremos como é se divertir com este tranquilo passatempo neste vídeo.


Fonte: Revista Superinteressante - Edição 275 - FEV/2010
Páginas 30 e 31 - Supernovas - "Quais os esportes radicais mais perigosos?"

o.O

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Seja Feliz com Happy Tree Friends!

Se você sofre de algum problema no coração, recomendo não assistir estes episódios. São bizzarros. Realmente. Não diga que eu não avisei.






Visite o site oficial do Happy Tree Friends clicando aqui.

Dica: Eu sei que vai parecer que o PB tá virando loja de propaganda, mas vale a pena visitar os blogs abaixos. São amigos, ora.


:)

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

10 curiosidades sobre animais que pouca gente sabe

1 - As abelhas nunca dormem.
2 - Águias acasalam-se no ar.
3 - Um caracol pode deslizar sobre uma lâmina de barbear, sem ser ferido, produzindo muco que ajuda a deslizar de forma inofensiva.
4 - Se você deixar um peixe dourado em um quarto escuro, acabará por deixá-lo branco.
5 - Um leão macho adulto pesa entre 150 – 240 kg.
6 - O coração de um gato bate duas vezes mais rápido que um coração humano, de 110 a 140 batimentos por minutos.
7 - Ovinos podem reconhecer uns aos outros através de fotos.
8 - As aranhas têm sangue transparente.
9 - Um rato pode cair de um prédio de cinco andares, sem maiores prejuízos.
10 - As minhocas podem ter 15 pares de corações.

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Nomes Exóticos

Acredite, os nomes do vídeo abaixo existem mesmo. O que não existe é razão para os pais os escolherem.




:)

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Animal do dia: Tamanduá

Ele é um mamífero quadrúpede assim como a vaca, o cavalo ou o cachorro. Mas nenhum bicho desse mundo pode ser confundido com um tamanduá: o bico fino e comprido, o corpo peludo e magro e o rabo que parece um espanador de pó fazem do tamanduá um bicho muito diferente.
Mais impressionantes são os hábitos alimentares desse bicho: o tamanduá é um aspirador de formigas. Como não é preciso muito esforço para comer formigas (e também cupins, que eles adoram), os tamanduás são banguelas, não têm nenhum dente na boca comprida e fina. E olhe que não ter dentes é coisa rara entre os mamíferos! Eles quase sempre possuem mandíbulas com duas fileiras de dentes. Para aprisionar os insetos, o tamanduá usa a sua língua fina, comprida e gosmenta.

Trabalho mesmo o tamanduá tem para abrir o formigeiro e o cupinzeiro. Para isso ele usa as garras das patas dianteiras, que normalmente têm três dedos. O esforço vale a pena: eles chegam a comer até 30 mil formigas por dia!
Um tamanduá normalmente mede 1,20 metro de comprimento. A longa cauda pode ter quase o mesmo tamanho do corpo: de 60 a 90 centímetros. Eles vivem nas florestas e no cerrado de toda a América do Sul e são muito comuns no Brasil (tamanduá-açu, tamanduá-grande, tamanduá-cavalo, jurumim, tamanduá-mirim, tamanduá-de-colete, papa-formiga).

Cãozinho faz cocô em cima da bancada durante programa ao vivo

Cena aconteceu em programa da emissora israelense Canal 10.
Incidente provocou gargalhadas dos participantes do programa.
Um filhote de cachorro protagonizou uma cena inusitada durante um programa ao vivo da emissora de TV israelense Canal 10. O cãozinho fez cocô em cima da bancada, provocando gargalhadas dos participantes do programa. O vídeo foi parar no YouTube
(assista aqui).

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Humor Bizzarro: Calvin e Haroldo


:)


Turritopsis dohrnii: A água-viva imortal

>> Nunca pergunte a idade dela

Atenção! Um post bem mais completo está no CM (evolução do PB). Acesse aqui. 

Morrer de velhice é algo que a Turritopsis dohrnii (dá um trabalhão danado escrever este nome) nunca vai conhecer. Sim, meu caro amigo esta água-viva é imortal.

Descoberta no mar Mediterrâneo em 1883, a dita-cuja não é nenhum monstro dos mares. Quando já está crescida atinge o tamanho de uma unha (sempre os baixinhos são mais arretados). Embora já faça muito tempo que a espécie foi encontrada demorou um tempinho até que descobrissem sua curiosa habilidade. Seu dom fora do comum não havia sido descoberto até 1990.

Não que ela nunca morra, naturalmente. Esta água-viva é imune a morte por envelhecimento (como eu já disse), mas não está a salvo de ataques de predadores (tais como a Dermochelys coriacea, uma espécie de tartaruga). Ferimentos graves podem levá-la a morte, porém já é uma grande vantagem não morrer velhinho.

Se nada atrapalha a vida da coitada ela vai vivendo sem prazo algum de validade. O motivo da imortalidade? As células da espécie vão se renovando indefinidamente, como se retornassem à infância (você já ouviu falar de Benjamin Button?). E ainda quase mais interessante é o fato das células maravilhosas da sortuda aprenderem qualquer função de que o corpo precise.

Tudo não passa de uma verdadeira - e útil - mágica evolutiva.

As características da água-viva se assemelham muito com os dons de um peixe conhecido como rockfish. Este peixinho de nome científico Sebates aleutianus, habita o Pacífico. Outras duas espécies de tartaruga, a Emydoidea blandingii e a Chrysemys picta, ambas da América do Norte, também possuem uma espécie de imortalidade. Esse segundo grupo tem o que a ciência chama de "envelhecimento desprezível". Suas células ficam sempre jovens, por motivos desconhecidos.


"Ao invés da morte certa, transforma todas as suas células existentes em um estado mais jovem."
Maria Pia Miglietta, pesquisadora da Universidade do Estado da Pensilvânia, nos EUA sobre a Turritopsis dohrnii.

Sim, a imortalidade existe na natureza. Não é utopia, pena que não desfrutemos desta boquinha.

Fontes e links para saber mais:

P.S.: Agora o PB tem um comentarista. Ajude-o (e nos faça feliz) comentando também nas postagens. Adoramos ler seus recados. Obrigado - A Equipe.

:)


segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

18 curiosidades interressantes

A maioria já não aguenta mais ler a história da azeitona da American Airlines ou da Coca-cola originalmente verde. Mas se calhar é bem possível que muitos não saibam destas outras poucas curiosidades. E que em verdade não fará diferença nenhuma em saber.

  1. Os alimentos demoram sete segundos para ir da boca ao estômago.
  2. Um fio de cabelo humano pode suportar o peso de até três kg.
  3. A elefoa tem uma gravidez de 660 dias.
  4. O pênis de um homem mediano tem duas vezes o tamanho de seu dedo polegar.
  5. Os colchões têm uma vida média de 8 a 10 anos.
  6. O osso do quadril é mais sólido que o concreto.
  7. A Bíblia é o único livro traduzido para o apache.
  8. O coração de uma mulher bate mais rápido que o de um homem.
  9. Em 1849, um urso foi acusado de semear o terror entre os habitantes de uma localidade alemã e foi levado aos tribunais por isso.
  10. Há ao redor de bilhões de bactérias em cada um dos pés.
  11. As mulheres piscam com frequência duas vezes maior que os homens.
  12. Os mosquitos têm dentes.
  13. A pele de um humano pesa duas vezes mais que seu cérebro.
  14. O corpo utiliza cerca de trezentos músculos so para manter-se em equilíbrio estando de pé.
  15. Thomas Alva Edison tinha medo do escuro.
  16. Se a saliva não pode dissolver algum alimento, não há como saboreá-lo.
  17. As mulheres já terminaram de ler estas curiosidades...
  18. Os homens continuam medindo o dedo polegar.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Animal do dia: Caga-fogo

 Nem todas as abelha tem ferrão, por isso, essas abelhas sem ferão, possuem outro tipo de defesa ( ou ataque ), entre elas está a tataíra, popularmente conhecida como caga-fogo, pelo fato de soltar uma secreção que, em contato com o suor, queima a pele.
A tataíra (Oxytrigona tataira) é uma abelha social, da subfamília dos meliponíneos. Possui cerca de 5,5 mm de comprimento, cabeça e abdome ferrugíneos e o restante do corpo preto. É uma espécie agressiva. Também é conhecida pelos nomes de  abelha-de-fogo, barra-fogo, bota-fogo, e mija-fogo.
Seu nome vulgar é de origem indígena e significa "Caga-fogo".
E você com medo de uma picadinha...

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Plantas Carnívoras


Logo que ouvimos a expressão "planta carnívora" nos passa pela cabeça aquela florzinha monstruosa que quer comer tudo que pode. Pois saiba que essa ideia está totalmente errada. Conheça as plantas carnívoras e descubra que elas são bem mais interessantes do que imaginamos.


As plantas carnívoras são plantas capazes de capturar animais e, através de enzimas digestivas, retirarem do pobre coitado compostos nitrogenados para seu aproveitamento (egoísta, não acha?).


Está certo que os hábitos alimentares delas são um pouco esquisitos, mas não as julgue assim, tudo isso tem um motivo. As plantas carnívoras habitam solos encharcados e pobres, com pouca disponibilidade de nitratos o que as fazem ter que procurar mais nitrogênio para continuarem a viver e sabe onde elas encontram isso? Sim, nos animais.

Elas se nutrem do nitrogênio contido nas proteínas dos animais. Isso explica muita coisa, não é? Apenas esperam o bichinho bobo chegar lá e os devoram. Nada demais, exceto para o animalzinho que virou jantar.


Foto: Drosera montana, planta carnívora comum nos cerrados brasileiros.

As plantas carnívoras são nativas da faixa tropical, ocorrendo no Sudeste Asiático, América e Austrália, umas poucas no sul da Europa e África, muito embora existam gêneros ou famílias inteiras adaptados ao clima temperado.

Foto: Espécime de Nepenthes sibuyanensis.

Existem quatro famílias principais de plantas carnívoras: Sarraceniaceae, Nepenthaceae, Droseraceae e Lentibulariaceae. Elas são extremamente distintas entre si com respeito às estruturas reprodutivas, o que indica que elas podem ter evoluído paralelamente. Entretanto, algumas estratégias de captura são semelhantes.

Foto: Exemplar da família Sarraceniaceae.


Mãe! Eu quero uma!
Aprenda a cuidar de uma planta carnívora.

1) O solo dela deve ser pobre em nutrientes.

2) Elas gostam de muita água, mas isso não quer dizer que você deva afogá-las. Regue todos os dias ou deixe um pratinho com água embaixo do vasinho da planta.

3) Nunca jogue bichos mortos para a sua planta (você não acha que ela é lixeiro, acha?). O ideal é deixar a planta capturar a presa sozinha. Caso não consiga você pode dar uma ajudinha, mas sem exageros.

4) Nunca brinque com as armadilhas das plantas (moleque tira o dedo daí!). elas podem morrer se fecharem muitas vezes sem nada pra digerir.

5) Elas adoram sol, mas você deve ir levando-as para a luz solar aos poucos. Conforme ela ir adquirindo força. Ah, elas não suportam sol muito forte.

Agora que você conheceu as plantas carnívoras, nada melhor que observar alguns espécimes em ação. Espero que gostem do vídeo!



Para saber mais:
Wikipédia - Informações chatas sobre famílias e tal que podem te interessar.
Barbacena Online - Aprenda como realmente se cuida de uma planta carnívora.

Fontes: Wikipédia (que foi? Ela está aí para isso!); - Barbacena Online; - Youtube.
 
:)

Batalhas no Reino Animal

O reino animal ainda continua surpreendendo as pessoas. Neste post iremos publicar interessantes fotografias de batalhas no mundo das feras envolvendo várias espécies.

1) Tudo para garantir o almoço


 

É extremamente arriscado conseguir almoço no mundo animal. Um belo exemplo está aí em cima: a leoa luta bravamente para levar pra casa um belo búfalo. Delícia, não acha?

2) E a rã-touro levou a melhor!


Este pardal caiu diretamente em uma armadilha. Quem sabe estava distraído e não viu o perigo que o esperava. Pelo menos a rã se deu bem, eu acho.

3) Tudo pelos filhotes!


Este kingbird é bem menor que o falcão e, mesmo assim ele saltou nas costas da grande ave e começou a bicar a cabeça da giganta. Toda esta luta por um motivo: ele estava defendendo os filhotinhos. Embora seja uma ave pequenina, o kingbird pode ficar extremamente agressivo durante a época de reprodução. Eita baixinho arretado, hein!

4) Abocanhando mais do que se pode mastigar


Esta foto foi tirada por Roland Adam, em sua fazenda de aves na Alemanha. O pelicano de um ano está envolvido em uma briga com um cachorro. Pelo jeito será complicado mastigar a cabeça do animal!

5) Bendita hora para atravessar o rio, hein!


Quando esta zebra foi atravessar o rio Mara na reserva de caça Masai Mara, no sul-oeste do Quênia foi atacada por um crocodilo. Que azar, hein!

6) O Mickey que se cuide


Da-lhe coruja! Que é? Ela precisa se alimentar!

7) Rato corajoso ou simplesmente idiota?


Curiosamente, o leopardo-africano de 12 anos chamado Sheena ficou amedrontado ao ver este ratinho. O roedor além de passear com a maior cara de pau no recinto da fera ainda roubou um pouco da comida do bichano. O felino até tentou expulsar o intruso com o nariz. Sorte que o leopardo não perdeu a paciência...

8) Não entre na lagoa!


Era verão na Grã-Bretanha. Temperatura de 26ºC. O jovem cervo da foto só pensava em entrar nesta lagoa em Richmond Park em Londres, mas não conseguiu. Este cisne não queria que entrassem na lagoa e com bicadas ferozes conseguiu espantar o coitado do cervo.

9) O rato e o lêmure


Esta imagem foi capturada pelo turista Alasdair Preston no Five Sister’s Zoo em West Lothian.

10) Pescando com golfinhos


O fotógrafo escocês Alistair Kemp registrou esta pesca animada com os golfinhos. Só não foi divertido para o salmão.

11) Olha onde ele foi pousar...


Bem, sorte que este pernilongo não pousou no meu braço.

12) Tom e Jerry na neve


Quem será que vai levar a melhor?


Por Falar Nisso...

Já que estamos falando de brigas do reino animal que tal relembrar desta curiosa foto publicada pelo PB no post: "Um dia da caça, outro do caçador"?




:)


quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Fauna Fantástica

Ninguém conseguiu provar que eles existem, mas que eles existem, existem. Vivem nos folclores de diversos países assombrando desavisados. Conheça algumas das mais estranhas criaturas que metem medo em muita gente pelo mundo.



Nome: Pé Grande ou Sasquatch
Onde vive: Florestas dos EUA e do Canadá
Poderes: Desconhecidos

Não, não é o Tony Ramos é o Pé Grande também conhecido como Sasquatch. Ele, segundo o que parece, foge ao ser avistado. Esta aí uma boa razão para ninguém conseguir provar a existência deste ser. Pelas pegadas de 37 cm de largura e 2,5 cm de profundidade, calcula-se que ele tenha 1,80 m de altura e pese 130 kg. Lembra muito o Yeti ou Abominável Homem das Neves que vive no Tibete e na Índia.


Nome: Lusca
Onde vive: Mares das Antilhas e do Caribe
Poderes: Camuflagem

Ao que tudo indica, este ser seria realmente mortal. Ele combina duas armas letais: tentáculos poderosos e uma grande boca de tubarão.
Ele captura a presa com os tentáculos e as leva para as profundezas onde as dilacera com a boca de tubarão. Ainda para piorar, o bichinho de 60 m conta com um gracioso poder: é capaz de mudar sua cor e ficar praticamente invisível.
Vários mergulhadores são apanhados e nem chegam a saber pelo quê!


Nome: Mula-Sem-Cabeça
Onde vive: Brasil, Argentina e península Ibérica
Poderes: Fogo

Existem várias versões desta lenda. Uma delas, diz que quando uma mulher tem um caso com um padre se transforma no monstrengo. No lugar da cabeça ela carrega uma tocha e sai pelos campos relinchando (mesmo sem ter cabeça) e destruindo tudo por onde passa, cuspindo fogo e pisando com seus cascos afiados.



Nome: Bunyip
Onde vive: Lagos australianos
Poderes: Grito fatal

Ele tem o tamanho de um bezerro, a cabeça de um cachorro e o corpo de uma morsa (o que garante sua agilidade na água). Entre seus pratos favoritos está a carne, inclusive a de humanos. Sua arma é nada mais e nada menos que o grito. Seu berro faz o sangue da vítima coagular e a morte é instantânea. O monstro era usado para que as crianças australianas ficassem perto de casa já que os duendes não se adaptaram muito por aquelas bandas.


Nome: Basilisco
Onde vive: Desertos da Líbia
Poderes: Olhar mortal e hálito venenoso

O basilisco nasce de um ovo de serpente ou sapa chocado por um galo. Há até mesmo quem diz que um ovo de galinha chocado por uma rã dá origem ao dito-cujo, embora outras fontes dizem que essa mistura forme sua irmã, a cocatrice. Bem, vamos deixar as misturas genéticas de lado e falar da fera. Segundo algumas lendas, o basilisco é uma cobra verde-vivo que pode alcançar quinze metros de comprimento. O macho tem uma pluma vermelha na cabeça. Outros dizem que a criatura tem aparência semelhante com a imagem acima.
Sua arma mais mortal são os grandes olhos amarelos que presenteiam a vítima com morte instantânea. Nos desertos da Líbia, os mais sábios recomendam que quem irá viajar pelas terras áridas leve consigo um espelho: o olhar destes bichos é mortal até mesmo para eles.
O basilisco ficou famoso após ser um dos personagens de Harry Potter da autora J.K. Rowling.


Nome: Dragão Chinês
Onde vive: Toda a China
Poderes: Controlam o clima

Eles possuem corpo de serpente, patas de lagarto, chifres e bigodes de carpa e, mesmo assim, status de divindade. Segundo as lendas, eles ajudam os deuses servindo de montaria e puxando carruagens pelos céus, além de controlarem forças da natureza, como os ventos, a chuva e os vulvões. Se ele ser irritado o resultado poderá ser um furacão ou secas.




Nome: Zhar-Ptitsa
Onde vive: Florestas da Rússia
Poderes: Ilusões

O significado de seu nome é "pássaro de fogo' isso, pois, suas penas são muito brilhantes e mesmo depois de arrancadas, elas continuam "acesas". São ótimas para se guiar em um caminho escuro. Embora possa se comunicar com os humanos e dar conselhos e orientações ele pode iludir e confundir quem ele não considera honrado.



Nome: Akkorokamui
Onde vive: Norte do Japão
Poderes: Fluido malcheiroso

Ele é uma mistura de peixe e polvo com tentáculos disformes. Tem mais de 100 m de comprimento com uma pele tão avermelhada quanto o Sol nascente. Quando ataca lança na água um líquido escuro e malcheiroso que faz a vítima desmaiar na hora. Muitos pescadores carregam foices para o caso de encontrá-lo.



Nome: Kraken
Onde vive: Águas da Escadinávia
Poderes: Superforça e veneno

Os imensos tentáculos deste polvo gigantesco podem até parecer ilhas para os marinheiros, porém quando chegam perto a surpresa é gigantesca. Este animalzinho marinho que cresceu de mais atira uma tinta escura e venenosa na água e arrebenta as embarcações para se alimentar dos tripulantes.
Prefiro o Lula Molusco.



Nome: Hoga
Onde vive: Lagos mexicanos
Poderes: cor variável

Ele tem o tamanho de um boi e fica nas margens dos lagos mexicanos à espreita de animais que vêm beber água. Quando eles se aproximam... CRÉU! Além de dentes poderosos, ele ainda pode mudar de cor, variando entre vermelho, verde e amarelo.

Fontes: Revista Mundo Estranho, Edição 90. -  Mapa Estranho -Páginas 6 e 7.
Livro Animais Fantásticos & Onde Habitam - J.K. Rowling

:)